Contador de veículos é instalado na RJ-102, em Arraial do Cabo, para mapear fluxo de turistas e controlar distribuição de água

Um contador de veículos foi instalado na RJ-102 para mapear o fluxo de turistas que chegam à cidade de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio.

O equipamento foi instalado pela concessionária Prolagos com o objetivo de controlar a distribuição de água em Arraial, uma das cidades mais procuradas na região.

O equipamento está na rotatória que fica entre o acesso à região central da cidade e o distrito de Monte Alto, na rodovia RJ-102.

“O contador de veículos tem como objetivo analisar e realizar a contagem do tráfego de automóveis através de um software com inteligência artificial. A estrutura é feita com duas câmeras e um sinal de telemetria, que transmite para os nossos servidores, que fica em nosso Centro de Controle Operacional (CCO) e armazena em um banco de dados, onde são gerados relatórios que influenciam na tomada de decisões da concessionária”, explica o coordenador do setor Operacional Água da Prolagos, João Cláudio Macedo.

Centro de Controle Operacional da Prolagos (CCO), que fica em São Pedro da Aldeia — Foto: Reprodução site da Prolagos

A concessionária explica que o Centro de Controle Operacional (CCO) possui um dos modelos mais avançados dentro do setor de saneamento do país, permitindo acompanhar em tempo real todo o sistema de abastecimento de água, analisar históricos de vazão, pressão, consumo de energia e níveis de reservatórios, e projetar a demanda de consumo para realização de ações preventivas.

Os dados gerados pelo monitoramento, além de ajudar no planejamento operacional da concessionária, também são importantes para o turismo, já que as informações de entrada e saída de pessoas na região são compartilhadas com o poder público e entidades privadas.

“As informações compartilhadas sobre o volume de veículos e passageiros chegando em nossa região são fundamentais para um melhor planejamento turístico na alta temporada. E mais: nos norteiam para trabalhar na divulgação da cidade nos períodos com menos fluxo de visitantes, que é o que chamamos de Melhor Temporada. Esses dados facilitam muito a identificar os períodos em que precisamos reforçar nossa marca em outras cidades e estados”, afirmou Maria Inês Oliveros, presidente do Cabo Frio Convention & Visitors Bureau.

G1