Parque do Mico Leão Dourado: um santuário de amor à natureza em Tamoios “Dezesseis mil mudas de árvores foram plantadas e mais 40 mil estão a caminho”, conta Marcella Santana, secretária Adjunta de Meio Ambiente

O forte de Cabo Frio não está só na exuberância de suas praias. O Parque do Mico Leão Dourado, em área de cerca de 15mil² e abrigando matas ciliares, florestas densas e mangues, em Tamoios, no segundo distrito, caminha para se consolidar como verdadeiro santuário de amor à natureza. O que era domínio dos desmatadores e afoitos grileiros agora dá lugar ao crescente reflorestamento, rígido controle das invasões, obras estruturais e, especialmente, à proteção do mico-leão-dourado, um dos mais emblemáticos da fauna brasileira, além de outras espécies de animais, como o macaco-bugio e a preguiça.

O novo olhar para o Parque começou há dois anos, apenas alguns dias após a posse do prefeito José Bonifácio Ferreira Novellino (PDT). Foi quando ele desapropriou a sede campestre da Associação dos Funcionários do Banerj (Abanerj), instalando ali a primeira sede do Parque, com equipe de trabalho fixa no local. Hoje, a então área quase desfigurada, além do reflorestamento, tem o cercamento, vigilância e educação ambiental. Trilhas foram abertas para o desenvolvimento do Ecoturismo.

 

Folha dos Lagos