Falsa biomédica é detida em Cabo Frio; clínica é parcialmente interditada

Uma falsa biomédica foi flagrada, nesta quinta-feira (16), por agentes do o Procon Estadual do Rio de Janeiro e o Conselho Regional de Biomedicina (CRBM) em Cabo Frio. De acordo com denúncias, ela estaria realizando procedimentos estéticos típicos da profissão. O local foi parcialmente interditado.

Durante a fiscalização, a responsável pela clínica apresentou aos fiscais um documento de responsabilidade técnica, que foi identificado pelo CRBM como falso. Além disso, os agentes também verificaram que a suposta biomédica, não possui registro no Conselho, não estando habilitada para exercer a profissão.

A mulher foi levada para a 126ª DP (Cabo Frio). Na ação, os fiscais também encontraram diversos produtos cosméticos vencidos, alguns desde abril de 2020. O material foi recolhido pelos policiais civis.

De acordo com o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, é importante que os consumidores estejam atentos na hora de escolher os profissionais para realização de procedimentos estéticos.

“As empresas e os profissionais precisam ser registrados nos órgãos competentes e habilitados para realizar esses tipos de procedimentos. É importante que o consumidor solicite a comprovação de todas essas autorizações e pesquise a reputação da clínica junto a outros consumidores e nos respectivos conselhos profissionais e fique atento à validade dos produtos utilizados”, explica Coelho.

O Procon-RJ vem recebendo denúncias sobre irregularidades em clínicas estéticas por todo o estado. Os agentes da autarquia têm feito regularmente fiscalizações para apurar se os estabelecimentos têm condições ideais para o funcionamento como autorizações legais válidas, profissionais habilitados e produtos dentro do prazo de validade.

O consumidor que desejar realizar denúncia ou reclamação contra clínicas de estética pode acessar o site do Procon-RJ: www.procon.rj.gov.br.

 

RC24horas