Profissionais de saúde de Cabo Frio recebem capacitação no Dia Mundial de Luta contra a Aids

Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro, profissionais de saúde de Cabo Frio receberam uma capacitação para atualização dos protocolos para os cuidados e tratamentos dos pacientes.

O treinamento foi conduzido pela Dra. Márcia Gonçalves, e teve como tema “Cuidado Integral em Tuberculose e HIV: Atenção Centrada na Pessoa”. O evento ocorreu no auditório do Hospital Dia, localizado em São Cristóvão, proporcionando aos profissionais um aprofundamento nos cuidados relacionados a essas condições de saúde.

Estiveram presentes os secretários de Atenção à Saúde, Fábio Galote; e de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, Carlos Fernando Pessanha.

No período da tarde, a partir das 14h, o Hospital Dia abriu suas portas para uma roda de conversa com a infectologista Dra. Apparecida Castorina e a Dra. Márcia Gonçalves. O evento, que também contou com a participação de pacientes e da população em geral, ofereceu um espaço para diálogo e esclarecimentos sobre o HIV.

A campanha Dezembro Vermelho será intensificada ao longo do mês, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância do acesso à informação adequada sobre HIV, métodos de prevenção e tratamento. Diversas ações de conscientização serão desenvolvidas para disseminar conhecimento e combater o estigma associado ao vírus.

Atualmente, Cabo Frio conta com 1.263 pacientes cadastrados no programa DST/AIDS do município. Esse programa oferece atendimento, acompanhamento e tratamento aos pacientes diagnosticados, com serviços prestados no Hospital Dia.

Além do suporte direto aos pacientes, o município disponibiliza testes rápidos descentralizados em todas as unidades básicas de saúde, facilitando o acesso à detecção precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/AIDS, hepatites virais e sífilis. Para realizar o teste, basta dirigir-se ao Posto de Saúde mais próximo da residência. A iniciativa visa promover a detecção precoce e o tratamento adequado, reforçando a importância do cuidado com a saúde sexual.